segunda-feira, 1 de agosto de 2016

prisão

Será que é pedir demais ter mais momentos de descontração, com pouca ou nenhuma responsabilidade e apenas viver a vida como ela é? Sem ter que pensar nas contas e na contagem dos dias? Sem ser pressionada pela responsabilidade que me é atribuída apenas por eu ser adulta e precisar viver como a sociedade impõe?

Queria sentir o vento na cara até quando não estou desesperada por isso, ler um livro em um local e horário inapropriados apenas porque quero e posso.

Quero poder ser livre e não me sentir aprisionado ou limitada. aprisionada dentro de mim mesma, limitada por si só.

terça-feira, 12 de julho de 2016

a vida em um banco

A vida é curta demais para pensar demais. Para evitar o que se sente e pensar em cada passo a ser dado. Prefiro pensar que a loucura de um momento em que o frio na barriga te acorda vale mais a pena do que um mês sem sentir, no automático.
A vida passa rápido demais para deixar para amanhã aquela cerveja com as amigas, aquele vestido na vitrine, aquele sorriso para um estranho e aquela palavra não dita.
Não dá para ficar esperando um dia com a temperatura perfeita para pegar o carro e conhecer um lugar novo, para tomar um sorvete fora de época ou ir a Igreja que sempre quis conhecer.

Aproveite o dia cinza, o humor mais ou menos, os amigos sinceros demais, os sentimentos aflorados demais - sinta na pele o que precisa sentir hoje, ainda que seja uma bad pesada.

E então, quando chegar a conclusão desse dia, a vida vai sorrir para você. E não rir da sua cara, sentando no banquinho da praça, tomando aquele vinho que você deixou de tomar.

terça-feira, 26 de abril de 2016

free

Liberdade é poder estar em lugares diferentes a cada entardecer, em mundos distantes imaginados por um desconhecido e ser transportada como telespectador de histórias que renovam suas crenças e seus amores. 
Correr por campos cheios de flores e belíssimas paisagens, correr riscos e gargalhar como nunca antes. Sofrer como se a dor fosse a sua, esperar por caminhos melhores, por luzes no fim do túnel, não conseguir dormir pensando em como poderia desenrolar a trama. 
Formar cada uma das características em sua mente, os detalhes narrados, os cenários, os personagens, os amores e poder dar asas a sua imaginação - sem nenhuma amarra - sem medo da sociedade, das críticas, dos esteriótipos.

Ler é liberdade. Livros são amor ♥

quinta-feira, 7 de abril de 2016

descontrole

E olhar está longe, assim como o pensamento.
Controle seus pensamento, respire fundo, reorganize as ideias para poder pensar no que te motiva a continuar a sorrir.

Enfrente seus medos. Desistir não é uma opção.  Junte os cacos e recomece. 

terça-feira, 8 de março de 2016

sexo frágil, sim senhor (!)

Hoje pela manhã estava eu ouvindo 'Desperta' na rádio Transamérica, com a boa companhia do ilustre Carlos Garcia, seguindo minha rotina diária normalmente. Já era finalzinho do programa e essa figura estava desejando um Feliz Dia das Mulheres à todas nós. Desejando-nos mais conquistas e mais igualdade. (Obrigada, querido!) 
E isso me fez reviver uma dúvida simples que sempre tive: porque precisamos lutar pela igualdade?
Quem foi que determinou que eramos inferiores a outro ser humano? Quem dita essas regras e porque nos submetemos à elas? a pergunta é PORQUE? 

Porque não podemos ser pedreiras, engenheiras, arquitetas, contadoras, piloto, lutadora profissional e motorista de caminhão? Sempre gostei de desafios e o problema da sociedade é que agora existem muitas outras mulheres que gostam de desafios. Gostam de bater de frente com o sistema e não vão aceitar sem bons argumentos (OBRIGADA MUNDO!)

Mulheres, hoje eu desejo a nós: as flores, os parabéns, os abraços, os chocolatinho e tudo o que o dia tem direito, mas eu também desejo que: nós possamos andar na rua com a roupa que quisermos sem sermos assediadas, que possamos pegar um táxi e poder sentar na frente sem que interpretem que você está dando mole, que possamos fazer o curso que quisermos sem sermos taxadas de sapata porque 'isso é profissão de homem' (teu cú!), que possamos ir a uma bar a noite sem precisar chamar um amigo pra acompanhá-la até em casa, que o fato de nós querermos ou não sermos mãe, seja definido única e exclusivamente pela nossa vontade, que falar de sexo não seja tabu, que fazer sexo casual não seja um problema por você ser mulher. Que possamos não ter vergonha da nossa cor de pele, do cabelo, das marcas na pele, no formato do corpo, das estrias, das celulites, dos pêlos que decidimos manter, que não precisemos ter vergonha das nossas escolhas de estilo, de roupa, de maquiagem, de companheiro(a). Desejo que as mulheres sejam aceitas pela sociedade sem um esteriótipo, sem o certo e o errado. 
Seja o que te dizem pra não ser, se essa for a sua vontade! Seja o que você quiser, gata! 

Com amor,


quarta-feira, 2 de março de 2016

sentimento

Quando a música invadiu-lhe os ouvidos, ela não pode evitar a cadeia de emoções que vieram junto:
seus lábios se curvaram num sorriso tímido e torto, seu coração saltou no peito e esquentou, as borboletas em seu estômago acordaram e começaram a folia, seus olhos brilharam e as pernas amoleceram. 

Todas as formas, faces e fases do amor devem ser sentidas.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Mantras

Respire. Inspire. Sorria. Agradeça.

Tudo tem um tempo certo. Acredite no bem, faça o bem - sem olhar a quem, pratique mais o bem, dê o seu melhor - sempre. Tenha fé. Nunca deixe de sonhar. Tenha esperança. NÃO DESISTA!

Os mantras tem poder. Sim, eles tem.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

mais gentileza, por favor

O transporte público dessa linda cidade cinza, é um dos melhores em questão de infraestrutura. Para mim, sempre foi mais que isso. 
Apesar de quase sempre optar pelo conforto capitalista de um carro, sempre consegui aproveitar de muitas formas uma viagem de ônibus. 
Já escrevi outras vezes aqui e aqui sobre o balanço do dia-a-dia e de um bom articulado e sobre conseguir enxergar as cores que a cidade sempre te mostra e nem sempre você está disposto a ver. Uma vez que há outra pessoa dirigindo por você e sua preocupação nada pode resolver, aproveitar o passeio me parece a melhor opção. A inspiração me vem quando ando de ônibus e não posso deixar de apreciar isso - esse aqui foi escrito nas costas de um boleto não pago, com um lápis mal apontado e com a letra quase ilegível por conta das ruas irregulares, curvas acentuadas e testes de freio maravilhosos ;)

Dentre aproveitar o balanço, escrever e curtir as belezas da cidade eu gosto também de ler no ônibus. Para ser justa ler é um dos meus maiores vícios, acho que só perde para 'comprar livros' (desculpa amor! ♥) e quando estou lendo um livro que me prende, que me fascina, leio em qualquer lugar. 

Portanto, estava eu utilizando o transporte coletivo como não fazia há algum tempo, entrei no bus e mesmo não tendo onde sentar e quase não dando para se mexer, já peguei o livro, em pé mesmo - uma dificuldade irreal para virar a página que nesse momento me faz rir - e sentado ao meu lado estava um rapaz mexendo no celular - o vício da moda - e quando me viu com o livro pareceu incomodado, guardou o celular e esfregou inúmeras vezes as mãos nas calças demonstrando nervosismo, me olhava de canto de olho e ficava tentando ler a capa do livro. Percebi depois de alguns minutos, que estava prestando mais atenção nas reações dele do que nas palavras que lia. Quando percebi seu olhar em mim novamente, levantei os olhos do livro, sustentei seu olhar e sorri. Isso pareceu fazê-lo decidir: sorriu de volto e me ofereceu o seu acento.

Quem me conhece sabe o quanto isso aqueceu meu coração: a bondade ainda está presente nas pessoas! Um gesto tão pequeno e que me fez tão feliz! 
Não olhei para os lados para ver a reação dos demais, mas agora acho que deveria tê-lo feito. Deve ter sido confuso.

O universo parece não saber mais reagir de maneira adequada com a bondade, com a gentileza, com o certo e o errado. É uma pena, mas ainda há esperanças. 

Obrigada estranho, por renovar minhas expectativas e ser tão gentil. ♥
Obrigada vida, por me permitir viver isso e tantos outros momentos como esse ♥

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

big brother

Poucos meses separam as datas de nascimento. O destino os fez irmãos. 
Quando pequenos, a mãe os vestia parecidos, como se fossem gêmeos. A cor da pele nunca incomodou a ela. Eram iguais. Eles sempre foram irmãos, no coração.

Secretamente, na sua imaginação sem limites, ela imaginava cenas deles maiores, dele defendendo ela dos males do mundo, como um irmão mais velho. Tirava essas ideias dos muitos filmes que assistia, e deixava o sonho dominar sua mente, levando-a àquele mundo seguro e iluminado, onde a amizade deles crescia e sempre estaria presente.

Com o passar dos anos, a distância entre eles passou de meses a anos luz, a vida deles não se parece em nada. Ela graduada, ele não concluiu o ginásio. Ele tem dois filhos (lindos), ela um marido (maravilhoso). 

Há muito que ela não vê o irmão, há muito que essas imagens não apareciam em sua mente. Há muito ela não pensa no irmão como seu 'big brother' que seria capaz de protegê-la, como um super-herói.

Hoje a luta deles é diferente, em distância cada um luta pela sua sobrevivência, com as dificuldades que a mente, a física, a vida, o destino - distribuiu para eles.

Ela espera que não seja tarde para que seu sonho vire realidade. A fé é uma de suas maiores qualidades. Ser guerreiro, é a dele.

doesn't matter what say, I always will love u <3

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

interiorize-se

olhou-se no espelho e enxergou um estranha conhecida, que mudara com o tempo, que possui cicatrizes escondidas e segredos profundos.
olhou-se pelos olhos da sua melhor amiga e vi uma firmeza que nem sempre achava que tinha, via bondade e uma vontade de ajudar que justificava quase tudo.
olhou-se pelos olhos de seus pais e viu um orgulho que não sabia se merecia.
olhou-se pelos olhos dos colegas de trabalho e viu determinação e confiança e ficou surpresa.
olhou-se pelos olhos de seu companheiro e demorou para enxergar. Vira, então, o quanto o amor é lindo e complexo, o quão paciente é necessário ser para amar.

olhou-se novamente no espelho e indagou-se o porquê de toda essa sua insegurança.

olhou para sua vida com novos olhos, olhos brilhantes e marejados. olhos gratos e iluminados pela beleza da verdade: sua força é você quem faz!


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

after all this time?

uma lembrança que sempre vem a mente, um sorriso para nunca esquecer.
em sonho você sempre me vem, seu cheiro nunca me deixa, seus olhos estão sempre perto de mim.
e então, outros partiram e partem todos os dias, a sua perda e a minha saudade permanecem, mas sei que partiram daqui para um mundo de fantasias onde tudo é possível.

logo nos reencontraremos.

Always <3

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

um novo começo

A virada de ano é um belo motivo cultural para uma introspecção. Fadada a ser criticada, pois é possível refletir sobre sua vida na virada de cada dia e todo aquele blábláblá que gera uma preguiça interminável. 
O importante, aos olhos da que vos escreve, é o que faremos com essa nova oportunidade, com esse momento de autoavaliação, autocrítica, onde as esperanças foram renovadas quase que comicamente. 
Para mim o ano novo é mais que especial, além da renovação de 365/366 páginas brancas de um novo livro, é também a passagem de mais um ciclo da minha vida, mais um ano completo... As esperanças são duplamente renovadas, juntadas ao fardo da responsabilidade que a passagem dos anos coloca em nossos ombros.
E então como aproveitar isso tudo? Como canalizar essa energia para mover montanhas na sua vida?
Eu particularmente gosto de escrever a moda antiga, então peguei um caderninho e escrevi metas, metas que preciso cumprir por questões de saúde física e mental e metas que mantem minhas esperanças na vida e no dia-a-dia.

Dentre todas as minhas metas para 2016 quero dividir uma: viajar mais.

Viajar para Buenos Aires, visitar minha irmã em Fortaleza, não deixar de ir para Aparecida do Norte. Tudo isso faz parte da minha meta.
Contudo, a viagem que eu quero repetir mais vezes é a viagem interna, as viagens pela minha imaginação. Manter-me sã depende disso, de extravasar na minha mente, de continuar viajando e imaginando. Sonhando acordada com mudanças de cenário, com eventos cósmicos que nunca viverei, com mudanças climáticas e a paz mundial. Sonho com uma rotina onde o barulho dos pássaros me acorde todo dia e eu vá dormir ao som de risadas de tirar o folego. 

Desejo a você um 2016 cheio de pequenos acontecimentos que te marquem. Desejo que você viva cada dia querendo escrever sua história e que daqui há trezentos e tantos dias você se lembre desses momentos. Desejo cor, textura e nuances, desejo amor, paz e esperança, desejo um tanto de amizade verdadeira, distante ou não, risadas sem motivos, sorrisos trocados, olhares roubados e histórias para contar! Desejo sonhos para realizar e metas para cumprir e acima disso tudo, que a vida, o dia-a-dia te faça sorrir e viajar sempre. ♥